Existem alguns fatores que influenciam o mercado do cacau e impactaram no preço nesses últimos meses. Mas a grande questão é: como continuar vendendo chocolate com o preço subindo a cada dia? Vem com a gente que te ajudamos nessa questão e explicamos melhor o que está acontecendo no mundo e com as plantações de cacau.
Como todos sabem, o cacau é a matéria-prima do chocolate, portanto, se a plantação do cacau é afetada, logo o chocolate também será. Mas o que está acontecendo com as plantações de cacau?
Nos últimos meses, podemos reparar nas mudanças drásticas de temperatura e diversos fenômenos da natureza como queimadas, furacões, chuvas fortes, entre outros. Sendo assim, por causa dessas mudanças de clima, as plantações de cacau estão sendo afetadas no mundo todo, fazendo com que a colheita não seja feita de forma adequada e muitas das vezes, perde-se uma plantação toda de cacau.
Consequentemente, isso afeta os mercados de todo o mundo. Pois a demanda do cacau só aumenta a cada dia e não há matéria-prima suficiente para suprir todas as fábricas. Então é aquela antiga lei de oferta e demanda, quanto mais pessoas querem comprar e tem menos para vender, o valor automaticamente aumenta.
Esse é o principal motivo, mas claro que não é só isso. Como dito, o cacau é considerado uma matéria-prima que gera outros produtos essenciais para o mundo todo, então ele é um produto commodity.
Produtos commodity são aqueles que funcionam como matéria-prima global. Ou seja, são produzidos em grande escala e o seu preço varia de acordo com a demanda. Como a matéria-prima do chocolate (cacau) está escassa, o valor aumenta no mundo todo.
A palavra commodity significa mercadoria, em tradução livre do inglês. Originalmente, o termo commodities (plural de commodity) era usado para qualquer tipo de mercadoria. Ao longo do tempo, a designação da palavra passou por algumas mudanças, e atualmente, para que um produto seja considerado uma commodity, é preciso ter algumas características que o enquadram dessa forma.
Características que definem um produto como commodity:
Além disso, por ser um produto consumido em larga escala e com uma variação de preço considerável, as commodities também são vistas, muitas vezes, como um investimento. Ou seja, investidores podem colocar seu dinheiro em certas commodities na bolsa de valores e lucrar com isso. No entanto, quando o produto está em crise ou em falta, como no caso do cacau, isso atinge grandes investidores, mexendo com a economia do mundo todo.
Além da demanda já existente de cacau, países como a China e a Índia estão aumentando a cada dia o consumo de produtos feitos à base da fruta, influenciando ainda mais na demanda produzida. Outro ponto importante, é que os dois maiores países produtores de cacau, estão passando por crises no plantio.
A Costa do Marfim e a Gana são os maiores distribuidores de cacau do mundo, no entanto, por conta de pragas e doenças, grande parte da plantação da fruta está comprometida, diminuindo ainda mais a quantidade produzida. Eventos climáticos extremos, como secas, tempestades e furacões, impactam o mundo todo, consequentemente, impactam os dois maiores produtores de cacau do mundo também.
Veja também: Como ter uma Confeitaria Sustentável! Tudo o que Você Precisa Saber
Mas então você deve estar se perguntando, e as plantações de cacau do Brasil, não deveriam ser mais baratas, por não serem importadas de outros países? Sim, pela lógica sim, no entanto, como o preço do cacau gira em torno da bolsa de valores, o preço do cacau é o mesmo em todos os lugares, independente de onde é plantado.
Com todos esses acontecimentos, muitas empresas estão criando alternativas para que o mercado do chocolate não caia. Por exemplo, a Barry Callebaut e a Harald criaram novas coberturas/chocolate com um preço mais acessível, sem alterar totalmente o sabor do chocolate nobre. Assim, para aqueles que trabalham predominantemente com chocolate, podem usar essa alternativa mais em conta.
A Barry Callebaut desenvolveu o Sicao Profissional, um chocolate em barra de 2,1kg, perfeito para profissionais que buscam um chocolate de alta qualidade. Formulado para derreter de forma homogênea e fácil, sem a necessidade de temperagem complexa, o que economiza tempo e é ideal para moldar, cobrir, rechear e decorar.
Já a Harald desenvolveu o Inovare. Uma cobertura premium que oferece o sabor autêntico e o derretimento característico do chocolate, com um custo benefício mais vantajoso para você que usa muito chocolate. Em três versões (branco, ao leite e intenso) você encontra esse produto em dois formatos: barra e gotas. Faça ganaches, brigadeiros, casquinhas de bombons, recheios e muito mais.
Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!