Não é por acaso que o brigadeiro é um dos doces típicos do Brasil, porque além de ser invensão brasileira, ele também não é tão conhecido em outros países. Isso mesmo, nosso querido docinho foi inventado aqui no Brasil. Acredita-se que o doce já existia há um tempo com o nome de negrinho, mas foi em 1945 que teve seu nome trocado e adquiriu ainda mais popularidade.
O nome faz uma associação a um dos candidatos à presidencia do Brasil em 1945, Eduardo Gomes, que era brigadeiro da Força Aérea. Nessa época de guerra, muitas mulheres começaram a fazer doces para vender e obter fundos para a campanha de Eduardo, e então o doce começou a ser chamado de “docinho do Brigadeiro”.
Originalmente, o brigadeiro era feito de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate. Porém, não era tão fácil comprar leite fresco e açúcar naquela época, portanto a ideia de misturar leite condensado e chocolate tornou-se uma ótima combinação. Assim, criou-se a receita que conhecemos hoje: leite condensado, chocolate em pó e manteiga.
Veja mais em: Brigadeiro: Pontos, tipos e dicas para o doce perfeito
Heloísa Nabuco de Oliveira, foi a precursora do brigadeiro. Ela também era uma das mulheres que se dedicavam a vender doces para arrecadar fundos para contribuir na campanha eleitoral de Eduardo Gomes.
No começo, o granulado tinha o intuito de apenas enfeitar o brigadeiro. Mas, a ideia foi tão bem aceita, que hoje é um componente muito importante na produção dos docinhos. Além dos granulados, os confeitos também ganharam um espaço bem importante na produção dos brigadeiros. Atualmente são usados confeitos de todos os tipos, como confetes, amendoins, bolachas trituradas, flocos crocantes, entre outros.
A receita clássica sempre agrada a todos, não importa onde e nem quando. Feito com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e finalizado com granulado tradicional, esse doce, como dito, é o clássico da confeitaria brasileira, portanto, sempre será bem recebido aonde quer que vá.
Existem diversas variações do brigadeiro gourmet, mas basicamente, esse brigadeiro é tudo o que foge do convencional, ou seja, quando você coloca uma pasta saborizante ou uma essência na massa do brigadeiro e finaliza com um amendoim ou com confetes, por exemplo, é o que chamamos de gourmetização. Você pode fazer sabores como, pistache, maracujá, paçoca, entre outros, e finalizá-los com confeitos mais sofisticados.
Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!