Brigadeiro: Pontos, tipos e dicas para o doce perfeito

Blog Loja Santo Antonio > Brigadeiro > Brigadeiro: Pontos, tipos e dicas para o doce perfeito

Claro que cada pessoa tem o seu jeito e suas técnicas de fazer o próprio brigadeiro, mas informação nunca é demais. Então veja algumas dicas para deixar seus docinhos ainda melhores

Ponto certo

O que é realmente o ponto certo para o brigadeiro? Existem diversos pontos de brigadeiro, essa é a primeira coisa que você precisa saber. A segunda coisa, é pensar o que você quer fazer com o seu brigadeiro. É para decorar com bico de confeitar? Para enrolar? Comer de colher? Definindo isso, você pode começar a fazer o seu brigadeiro. Veja mais sobre os pontos de brigadeiro e escolha o seu!

Ponto de colher

Para esse ponto, você precisa cozinhar o brigadeiro em fogo médio, até a temperatura atingir 88°C. Isso levará aproximadamente, de 8 a 12 minutos para chegar na temperatura para ponto de colher. Para ter certeza que o seu brigadeiro chegou no ponto correto, veja se a mistura está soltando do fundo da panela mas ainda continua cremoso.

Ponto de recheio

Já no ponto de recheio, você precisa cozinhar o brigadeiro no fogo médio por cerca de 10 a 15 minutos após começar a subir a fervura, quando chegar entre 96°C e 100°C, é o ponto certo para recheio. Para saber se o ponto está certo, a sua mistura precisa estar moldável e manter a forma, após aplicada.

Veja também: Dicas para produções de brigadeiro

Ponto de enrolar

Nesse ponto, é necessário cozinhar o seu brigadeiro em fogo médio até atingir a temperatura entre 101°C e 103°C. Após levantar fervura, levará aproximadamente 10 a 15 minutos para chegar no ponto. Você saberá que chegou no ponto, se a mistura deslizar lentamente para o prato e formar bolinhas consistentes. 

Ponto de bico (decoração)

O ponto de bico, requer fogo médio também, e a temperatura e tempo de preparo é o mesmo do ponto de enrolar. Mas a consistência precisa estar firme o bastante para fazer decorações com bico e um pouco cremosa para passar pela manga e pelo bico de confeitar.

Tipos de brigadeiro

Tradicional 

A receita clássica sempre agrada a todos, não importa onde e nem quando. Feito com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e finalizado com granulado tradicional, esse doce, como dito, é o clássico da confeitaria brasileira, portanto, sempre será bem recebido aonde quer que vá. 

Gourmet

Existem diversas variações do brigadeiro gourmet, mas basicamente, esse brigadeiro é tudo o que foge do convencional, ou seja, quando você coloca uma pasta saborizante ou uma essência na massa do brigadeiro e finaliza com um amendoim ou com confetes, por exemplo, é o que chamamos de gourmetização. Você pode fazer sabores como, pistache, maracujá, paçoca, entre outros, e finalizá-los com confeitos mais sofisticados.

Como inovar

Nesse tópico, você pode deixar que sua imaginação e criatividade tomem conta dos seus preparos. Existem diversos produtos que podem lhe auxiliar nessa missão de inovar. Use itens como:

Armazenamento

Assim que a massa do seu brigadeiro estiver pronta, o ideal é despejá-la em cima de um plástico filme e fechar bem. Você pode também, colocar em um recipiente e cobrir com o plástico filme. Após fria, a massa do brigadeiro sem corantes e sem saborizantes, pode ficar temperatura ambiente, até 3 dias. Se quiser, pode colocar na geladeira por até 5 dias, sem enrolar ou de 3 a 5 meses no congelador, mas, isso vai depender da temperatura do seu freezer. 

Lives de receitas de brigadeiros para se inspirar!

Veja 5 lives com receitas e dicas de como fazer brigadeiros incríveis e simplesmente deliciosos.

Live: BRIGADEIRO CASADINHO RED VELVET

Live: BRIGADEIRO DE PINGAR

Live: BRIGADEIRO DE DOCE DE LEITE COM REQUEIJÃO

Live: BRIGADEIRO DE TAPIOCA COM COCO

Live: BRIGADEIROS PRÁTICOS E RÁPIDOS

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!

10
jul
2024