Uma oleaginosa, o pistache é considerado divino, pois a ciência aponta que, do ponto de vista nutricional, é um ingrediente cheio de benefícios. O consumo de pistache diminui o risco de desenvolver doenças como, diabetes, pressão arterial, infarto, aterosclerose e câncer.
Mas de onde vem o pistache? Qual é a sua forma original? Onde e como usar? Vamos esclarecer essas e algumas outras questões que rondam o tão querido pistache.
Uma das árvores de floração mais antigas do mundo, o pistache é um tipo de noz que pode ser consumida inteira, torrada, como amêndoas e em receitas salgadas ou doces. No entanto, em territórios brasileiros, o pistache ficou muito conhecido pelo sabor do sorvete.
Além de ser uma fonte de gordura extremamente saudável, o pistache também possui muitas proteínas, fibras, antioxidantes e nutrientes que ajudam na perda de peso. Outro benefício do pistache é que ele ajuda a controlar o colesterol, a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue.
Fora todos esses benefícios, a semente do pistache serve como agente de tingimento e remédio popular para tratamentos de dor de dente e problemas no fígado. A sua casca é muito utilizada em peças artesanais como jóias e objetos decorativos.
Mas onde é produzido? A planta é cultivada em diversos lugares, mas o seu crescimento ocorre em locais quentes e secos, com invernos frios. Evidências arqueológicas, constam que na Turquia e na Síria, o alimento já era consumido desde os anos 7000 a.C, mas, originalmente o pistache veio do Irã e atualmente é considerado uma das especiarias mais caras do mundo. É produzido em larga escala nos EUA, Irã, Síria, Turquia e China.
Veja também: 6 Sobremesas Refrescantes Para Arrasar no Verão
Como vimos, o pistache é muito rico em diversos nutrientes e também muito rico na sua história. Por ser uma planta que não cresce em todas as regiões, possui um custo mais alto, sendo considerado um ingrediente de luxo. Independente disso, atualmente na confeitaria, o pistache está muito em alta. Por isso, trouxemos aqui algumas receitas simples, porém deliciosas para você incluir no seu cardápio e encantar a todos!
Brigadeiro de pistache
Receita: tuasaude.com
INGREDIENTES:
PREPARO:
Bolo de pistache
Receita: tuasaude.com
INGREDIENTES:
PREPARO:
Maionese de pistache
Receita: Antonio Maiolica
INGREDIENTES:
PREPARO:
Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!