O chantilly é um dos principais elementos da confeitaria, principalmente para confeiteiras que gostam de fazer decorações mais sofisticadas com bicos de confeitar e dar um acabamento melhor aos seus doces.
Então vamos ver a seguir, para que serve, usos e preparos, ponto certo e muito mais! Se você tem dúvidas sobre esse assunto, então vem que a gente te ajuda a sanar todas as suas dúvidas.
Primeiramente, para que serve o chantilly? só pra deixar os doces bonitos? Ou será que ele tem alguma outra função? Sim, o chantilly além de decorar, também serve para dar sabor às suas receitas, para recheios e coberturas.
O bom do chantilly é que ele é bem versátil, você pode colori-lo, adicionar essências, pastas saborizantes e deixá-lo ainda melhor.
Mas, é claro que para ter um chantilly perfeito, você precisa saber o ponto certo dele e usá-lo da melhor forma. Antes de tudo, é preciso lembrar que a quantidade que você colocar para bater, irá dobrar de tamanho.
Sendo assim, bata o seu chantilly na batedeira até engrossar. O seu chantilly vai estar no ponto certo quando dobrar de tamanho e começar a formar um pico na ponta do batedor. Mas tome cuidado para não bater demais e passar do ponto, se isso acontecer, seu chantilly vai ficar com uma textura parecida com uma manteiga.
Se você for usar o chantilly que já vem pronto na caixinha, só precisa bater, então é importante que ele esteja bem gelado na hora que você for bater. Para ter certeza que ele vai estar gelado o suficiente, deixe o produto por pelo menos 12h na geladeira.
Caso você faça o chantilly caseiro, vai precisar de dois ingredientes principais: açúcar e creme de leite fresco. Recomenda-se usar o creme de leite fresco que é usado na confeitaria e o açúcar de confeiteiro, assim seu chantilly chegará ao ponto e a textura ideal com mais facilidade.
Veja mais Técnicas de Bolo Espatulado na live da Carla Almeida aqui!
Assim como no caso do chantilly pronto de caixinha, é recomendado que o creme de leite também esteja bem gelado antes de ser batido. E então, para ter o ponto certo com esse tipo de chantilly, você precisa bater o creme de leite fresco até ele tomar consistência, e depois acrescentar o açúcar de confeiteiro aos poucos.
Mas lembre que quando começar a bater o creme de leite fresco, ele vai crescer três vezes mais, então coloque em uma tigela grande o suficiente. Para bater, você pode usar uma batedeira ou bater com um fouet.
Primeiro de tudo, é importante lembrar que o corante precisa ser incorporado no chantilly, só depois de batido. A melhor forma de aplicar, é pegar um pouco de corante com um palito de dente e mexer levemente no chantilly. No entanto, é muito importante que você mexa com cuidado e devagar, até o corante se misturar completamente ao produto, para não correr o risco de perder o ponto do chantilly.
Já no caso da pasta saborizante, você precisa adicioná-la antes de bater o chantilly, pois a consistência da pasta pode mudar o ponto do chantilly, se for adicionada depois. Veja as instruções de cada pasta para poder ter o sabor desejado.
Veja mais em: Como usar corantes de forma correta
Se o chantilly já estiver batido, você pode colocá-lo por até 3 meses no freezer, mas ele precisa estar puro, sem nenhuma essência, corante ou saborizante. Lembre-se também de deixá-lo bem lacrado com um plástico filme, para que não entre nenhum ar no recipiente.
Se for o chantilly pronto de caixinha, sem estar batido, então é só deixá-lo na geladeira para que quando você for bater, ele esteja na temperatura correta. Já a embalagem que está aberta, você precisa manter sob refrigeração de 5º a 8º C, vedado com plástico filme, para evitar contato com outros ingredientes armazenados.
Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!