Trabalhar com confeitaria pode ser delicioso, mas a habilidade de transformar essa paixão pelo sabor em um empreendimento lucrativo requer muito mais do que talento na cozinha. As boas práticas de gestão são fundamentais para atender às demandas do negócio e aumentar a lucratividade em um mercado tão competitivo.
Neste artigo, confira 5 dicas de gestão de confeitaria fundamentais para elevar o nível do seu negócio:
O planejamento estratégico é fundamental em qualquer tipo de negócio e não é diferente no ramo da confeitaria. Ele será o mapa para direcionar todos os aspectos do crescimento da empresa e, por isso, envolve desde a definição dos objetivos quanto a formulação de estratégias e a alocação eficiente de recursos.
Mesmo que você esteja começando a trabalhar na área, ainda recebendo poucos pedidos, saiba que sentar e fazer esse planejamento é muito importante. Traçar seus objetivos de crescimento é o primeiro passo para a transformação do negócio!
Para fazer isso, analise o mercado para identificar as principais oportunidades, ameaças e concorrentes. Tente unir as suas principais habilidades aos nichos de atuação mais interessantes, identificando tendências de consumo e necessidades que precisam ser atendidas.
Trace um panorama, também, dos recursos disponíveis e de que forma eles devem ser alocados. Isso ajuda a evitar o desperdício!
Uma das principais dores de quem está começando um negócio está na precificação e, é claro que, nesse momento, vale dar uma “passeada” pelo mercado, para entender o quanto os principais concorrentes estão cobrando pelos doces… mas essa não deve ser a única base de cálculo do seu preço.
Lembre-se sempre de que suas contas são únicas e, por isso, seu preço também deve ser. Só assim é possível manter o saldo positivo e obter lucro. Sendo assim, comece fazendo um estudo dos gastos que você tem para trabalhar: energia, água, ingredientes, ferramentas, tudo isso deve estar envolvido.
Depois, tente entender o quanto vale o seu esforço e tempo dedicado, e não deixe de levar em consideração eventuais cursos e especializações, que certamente não vieram de graça. Com essas informações em mente, fica mais fácil calcular um preço justo para os seus produtos — só não se esqueça que eles também precisam ser competitivos com os valores praticados no mercado.
Se depois das contas você chegar à conclusão de que precisa cobrar bem mais do que os seus concorrentes, talvez seja necessário recalcular a rota para entender onde é possível diminuir os custos para que o seu preço fique mais equilibrado, especialmente no início do negócio.
Se ao cozinhar no dia a dia já é chato perceber que acabou o leite bem na hora de bater o bolo, em um negócio de confeitaria isso não pode acontecer! Da mesma forma, é preciso evitar ao máximo produtos vencendo sem ser utilizados.
Esses dois problemas podem ser prevenidos com uma boa gestão de estoque, que deve estar sempre alinhada à demanda dos clientes. Entenda muito bem o que precisa ser comprado e com qual frequência e, dessa forma, será possível evitar tanto a falta quanto o desperdício — e não abra mão de manter os ingredientes todos muito bem armazenados e organizados para assegurar que estejam frescos e livres de contaminações.
Garantir a qualidade dos produtos comercializados vai muito além da importância da gestão de confeitaria, afinal, trata-se de alimentos que, quando estragados, podem fazer muito mal aos consumidores.
Para garantir a segurança dos seus doces e a satisfação do cliente, certifique-se de usar apenas ingredientes de alta qualidade e que estejam dentro do prazo de validade.
Além disso, lembre-se de que o visual faz parte da qualidade da entrega, afinal, a primeira degustação é feita com os olhos, especialmente na confeitaria. Quem é que quer colocar um bolo feio na mesa, não é mesmo?
Deixamos para o final da lista a cereja do bolo e, acredite, ela faz toda a diferença. As estratégias de marketing são fundamentais para atrair clientes, se diferenciar da concorrência e criar uma marca sólida. Todo negócio precisa de clientes para se manter de pé e, para isso, é preciso visibilidade.
Para acertar, conheça bem o seu público, saiba como ele se comunica e aposte na conversa! Atualmente, as redes sociais são uma ferramenta importantíssima e que não pode ser deixada de lado. Utilize-as sabiamente, não apenas para compartilhar boas imagens dos doces mas, também, como ponte de contato para fechar vendas.
Ficar de olho no calendário da confeitaria também te ajuda a aproveitar datas especiais para criar campanhas, atrair novos clientes e impulsionar as vendas.
Quer entender mais sobre o assunto? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre marketing para confeitaria e anotar todas as dicas!