O Instagram é uma ferramenta poderosa para os confeiteiros e confeiteiras que desejam atrair mais clientes e impulsionar suas vendas. Além disso, também pode servir como cardápio virtual, onde seu público pode ver o que você faz, e claro, com uma estratégia bem planejada, é possível transformar seguidores em compradores fieis.
Aqui estão 5 dicas essenciais para aproveitar ao máximo essa plataforma, vender mais doces e passar mais credibilidade aos seus clientes!
Pense sempre o seguinte: As pessoas comem primeiro com os olhos. Portanto, a primeira impressão que seus clientes e possíveis clientes terão dos seus doces, é visual. Invista em fotos e vídeos bem iluminados, com uma boa composição de elementos que conversem com o doce apresentado e que valorizem seus doces.
Use um fundo neutro para destacar o produto e explore ângulos que evidenciem texturas e recheios. Você pode usar panos, tecidos ou até mesmo papeis para criar fundos diferentes e criativos que combinem com o seu doce.
Para fazer vídeos mais chamativos, vale mostrar o corte de bolos, a decoração de doces e até mesmo os bastidores da produção. Esse tipo de conteúdo gera mais engajamento e desperta desejo no público.
Uma das ferramentas mais poderosas do Instagram, você consegue alcançar novos públicos e viralizar sem muito esforço. Grave vídeos curtos mostrando o passo a passo de uma decoração, dicas rápidas de confeitaria ou até mesmo reações de clientes ao provarem seus doces. Quanto mais autêntico e dinâmico, melhor o alcance!
Mas lembre-se, as pessoas gostam de coisas que prendem a atenção, então cuidado com vídeos muito longos e vídeos parados. Isso pode despertar o desinteresse das pessoas. Você pode fazer teste, ver o que faz mais sucesso entre o seu público e o que não faz.
Promoções e sorteios são ótimos para aumentar o engajamento e atrair novos seguidores. Mas para que sejam eficazes, pense em estratégias que realmente tragam retorno e que façam sentido para o seu público.
Exemplo: “Marque dois amigos que amam doces e concorra a um kit especial!”. Isso ajuda a alcançar mais pessoas que podem se tornar clientes no futuro.
Outra coisa interessante, é fazer rifas. Dessa forma, você pode montar uma cesta com produções feitas por você, divulgar o seu trabalho e ainda ganhar dinheiro
Nada convence mais um cliente do que a opinião de outros consumidores satisfeitos. Peça para seus clientes enviarem fotos e comentários sobre os produtos e compartilhe no story. Também vale criar um destaque fixo com avaliações, ajudando a passar mais confiança e credibilidade para novos compradores.
Nos dias de hoje, as pessoas buscam praticidade e rapidez. Seja na hora de efetuar a compra, na hora de ver o feed organizado e limpo ou quando precisam entrar em contato com você por algum motivo. Então, facilite esse contato e torne a experiência do seu cliente o mais simples possível.
Você pode colocar um link direto para o WhatsApp ou para o seu site, na bio, pode criar um destaque com informações sobre cardápio, preços, formas de pagamento e horário de funcionamento e sempre se mostrar disponível no direct, caso ocorra algum problema e seus clientes precisem entrar em contato com você. Quanto menos obstáculos, maior a chance do cliente finalizar a compra e voltar a comprar com você.
Veja também: Como Precificar Seus Doces Sem Medo
Interaja sempre com seu público. Responda comentários, caixinhas de perguntas e use enquetes nos stories para entender o que seus clientes gostam. Essa conexão cria um relacionamento e aumenta a fidelidade dos seguidores!
Com essas estratégias, seu Instagram pode se tornar um grande aliado na conquista de novos clientes e no crescimento do seu negócio.
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