Doces Juninos: Tradições e Receitas

Blog Loja Santo Antonio > Festa > Doces Juninos: Tradições e Receitas
doces juninos

Festa junina, doces juninos e tudo o que você precisa saber sobre essa época tão festiva e culturalmente rica

A época mais festiva do Brasil, finalmente chegou! E claro, não podíamos deixar de falar sobre os doces juninos e sobre algumas tradições juninas que fazem essa comemoração ser tão apaixonante. Então continue por aqui e descubra tudo sobre doces juninos, receitas para se inspirar e muito mais!

Origem da festa junina

As festas juninas como conhecemos hoje, nada mais é do que uma mistura de culturas, que aos poucos foi se transformando. Inicialmente, a festividade estava ligada à comemoração pagã que marcava o solstício de verão na Europa. Mas, quando o cristianismo começou a ter um papel mais efetivo no continente europeu, a festa junina foi incorporada ao calendário catolico para homenagear três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. 

Quando os portugueses vieram para cá, trouxeram muitos costumes e tradições com eles. As festas juninas foram uma dessas tradições que herdamos de Portugal, mas na época, a celebração que honrava os tres santos, era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares. 

Com o passar do tempo, as festas juninas no Brasil foram ganhando novas influências de outras culturas, como dos indígenas e africanos. Essas duas culturas trouxeram tradições e costumes culturais, que completaram as celebrações do mês de junho e contribuíram para que se tornasse no que conhecemos atualmente. A cultura indigena ajudou na incrementação das fogueiras, onde eram feitos rituais à agricultura e à fertilidade. 

Já a cultura africana, contribuiu com as danças, músicas e instrumentos musicais típicos da cultura, como o tambor e a zabumba, que são elementos tradicionais da festa junina contemporânea.

Culinária junina

As comidas típicas das festas juninas são, em sua maioria, feitas à base de amendoim, milho e cachaça. Além de serem absolutamente deliciosas, possuem uma variedade incrível, tornando qualquer festa farta. Muitos conhecem quais são as comidas típicas de festa junina, certo? Mas você sabe como surgiram? 

Assim como as festividades juninas, que possuem origens de culturas diversas, as comidas tradicionais dessas festas, também possuem origens de variadas culturas. Por exemplo o milho, que é um ingrediente presente na maioria dos preparos juninos, seja a espiga inteira cozida ou curau, bolo de milho ou até mesmo a pipoca. Mas o cultivo do milho é muito mais antigo do que podemos imaginar. Na América do Sul, o cultivo do milho existe há pelo menos 4 mil anos, muito antes da colonização portuguesa. Ou seja, o consumo do milho em suas diversas formas, foi trazido às celebrações juninas pelos indígenas, criando então, a partir do contato com os novos povos, as receitas que conhecemos hoje em dia.

Veja também: Receitas para Arrasar nas Festas Juninas

Com relação ao quentão, foi trazido ao Brasil pelos portugueses, pois era muito comum em Portugal, tomar vinho quente com especiarias e mel, no inverno. A bebida, originalmente chamada de mulled wine, veio do Império Romano. Aqui no Brasil, eles usavam as especiarias trazidas da Índia, açúcar (que era colocado no lugar do mel), e cachaça, que era uma bebida mais comum do que o vinho. 

Receitas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre festa junina e como essa celebração tão rica em tantos aspectos, virou o que conhecemos, que tal colocar a mão na massa e fazer os seus próprios preparos juninos? 

Receitas com milho

Como dito, os preparos que tem o milho como seu principal ingrediente, são extremamente comuns nas festas juninas, por tanto, veja uma receita deliciosa de curau e arrase nas produções!

Curau de milho

Receita: Nestlé

INGREDIENTES

  • 4 espigas de milho-verde raladas ou 2 latas de milho-verde em conserva
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • Meia colher (sopa) de manteiga
  • 1 lata de Leite MOÇA® 395g
  • Canela em pó para polvilhar

PREPARO

  • Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e reserve.
  • Em uma panela, acrescente o milho reservado, o Leite Ninho e a manteiga e cozinhe mexendo sempre, até obter um creme grosso.
  • Acrescente o Leite Moça e cozinhe por mais 5 minutos.
  • Despeje em uma travessa e polvilhe a canela em pó. Sirva frio ou gelado.

Receitas com amendoim

Assim como os preparos com milho, as receitas com amendoim também não podem ficar de fora dessa festa. Afinal, o que é uma festa junina sem paçoca? Veja como fazer um pé de moleque perfeito.

Pé de Moleque

Receita: Nestlé

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado
  • 1 lata de Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g

PREPARO

  • Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer.
  • Adicione o Leite Moça em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela.
  • Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa.
  • Deixe esfriar e corte em losangos.

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!

13
jun
2024