O desejo de saborear sobremesas deliciosas muitas vezes esbarra em restrições alimentares ou no sentimento de culpa pelo consumo de alimentos não nutritivos. A culinária passou por ajustes e conta com novas propostas como alternativa para essa crescente necessidade dos consumidores.
Diferente da modalidade tradicional, a confeitaria saudável busca a substituição de alimentos que podem ser prejudiciais à saúde por opções mais naturais e benéficas. Além disso, ajuda a incluir pessoas com restrições alimentares.
Continue a leitura e saiba mais sobre:
Confira, a seguir, como a confeitaria saudável busca oferecer alternativas mais nutritivas e inclusivas aos consumidores:
A escolha consciente de ingredientes é a base da confeitaria saudável. O objetivo é substituir aqueles tradicionais, como açúcar refinado, farinha branca, leite de vaca e gorduras trans, por alternativas mais nutritivas.
Além de deixar os doces mais saudáveis, essa seleção contribui para a criação de sobremesas únicas, com novas texturas e sabores. Outro benefício está na inclusão de públicos como intolerantes a glúten e lactose, diabéticos, vegetarianos, veganos e fit, ou que prefiram alimentos funcionais.
Outra preocupação dessa área da confeitaria é reduzir o uso de aditivos e conservantes prejudiciais à saúde. Isso inclui corantes, aromatizantes, adoçantes e realçadores de sabor industrializados, que podem ser substituídos por alternativas naturais.
A farinha de trigo é um exemplo de alimento que pode ser inflamatório para algumas pessoas. Sendo assim, quando consumida em excesso, pode resultar em inchaço abdominal e cólicas.
Incorporar ingredientes mais nutritivos às sobremesas evita essas situações e traz benefícios, como: aumento da saúde digestiva, fortalecimento do sistema imunológico e até a redução do estresse.
Na confeitaria saudável, o uso do açúcar e de gorduras ocorre de forma moderada. Isso permite que os doces sejam consumidos com segurança por quem tem problemas como diabetes e hipertensão.
Substituir o ingrediente por opções mais saudáveis também evita que o sabor da sobremesa seja neutralizado. A manteiga pode ser substituída por gordura de coco, enquanto doces que costumam ser fritos ganham a versão assada.
Na hora de escolher os ingredientes para confeitaria saudável, opte por substitutos mais naturais, opções integrais ou para o público vegano. Além de mais saudáveis, eles também podem trazer sabores interessantes às sobremesas.
Alguns exemplos para receitas zero açúcar refinado são:
Já a farinha branca traz opções que enriquecem o valor nutricional dos alimentos. Porém, você pode precisar ajustar a quantidade de ingredientes secos e líquidos da receita devido às suas características diferentes. São elas:
Ingredientes como manteiga, margarina, gordura vegetal e outras gorduras são indispensáveis para acrescentar sabor e textura aos doces. Na confeitaria saudável, podem ser substituídas por:
Na hora de substituir os ingredientes tradicionais por alternativas mais saudáveis, é importante não comprometer o sabor e a textura dos doces. Para que isso seja possível, você precisa elaborar técnicas e usar a criatividade.
Uma dica é acrescentar frutas às sobremesas, como morango, mirtilo, banana, abacaxi e pera. Além de adicionar mais sabor e nutrientes aos doces, ajudam a reduzir a quantidade de açúcar da receita. Vale ressaltar que você pode utilizar frutas frescas, congeladas ou secas. Outra alternativa é o purê de frutas, que pode ser feito, por exemplo, com o uso de banana, manga, mamão e maçã.
Em relação ao leite de vaca, opções sem lactose, como o de soja ou amêndoa são ótimos substitutos. Lembrando que até mesmo o leite condensado pode ser trocado por sua versão vegetal, que também não contém lactose.
Outro substituto saudável para usar na culinária saudável é o cacau em pó, que contém bem menos açúcar que o achocolatado.
Leia também: 13 Utensílios de Confeitaria Que Não Podem Faltar Na Sua Cozinha!
A confeitaria saudável vem se consolidando como um crescente desejo dos consumidores que buscam alimentos mais saudáveis e adaptados às suas necessidades. Por esse motivo, investir nessa tendência tornou-se uma boa oportunidade para você investir.
Aproveite para saber como combinar as estratégias da confeitaria saudável e de vendas: saiba como arrasar nas fotos das suas receitas!