As especiarias na confeitaria trazem uma grande diversidade de sabores aos doces tradicionais e permitem uma série de descobertas. De fato, são muitas opções disponíveis que podem ser harmonizadas como forma de equilibrar a quantidade de açúcar, trazer mais refrescância e, até mesmo, adicionar aroma.
Mas, para alcançar os melhores resultados e entender como se aventurar neste universo, é preciso ter mais informações sobre as especiarias. Por isso, preparamos o artigo a seguir que fala sobre os principais usos na gastronomia, os benefícios para a saúde e ideias de receitas criativas para colocar em prática.
Quer saber mais? Continue com a leitura
De modo geral, as especiarias são conhecidas como plantas condimentares que podem ser usadas para enriquecer o sabor, aroma e a coloração dos alimentos. Diante de um verdadeiro universo de combinações, as especiarias na confeitaria condimentam refeições, lanches, sobremesas e qualquer outro tipo de preparo. É muito importante compreender que cada tipo de especiaria traz características sensoriais distintas e precisam harmonizar bem os sabores na hora de definir o seu uso.
Outro ponto interessante é que, além de se encaixarem tanto em receitas doces quanto salgadas, as especiarias costumam ser excelentes aliadas da saúde. Afinal, possuem altos componentes com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antivirais e diversas outras atuações que ajudam no funcionamento do corpo. Um bom exemplo disso é o gengibre, que é frequentemente usado como um anti-inflamatório natural, e vai muito bem em pratos doces, salgados e até mesmo em drinks e águas saborizadas.
Elas podem ser utilizadas também nos mais variados formatos, como em pó, inteiras, em extrato, frescas ou secas. Além dos mais tradicionais, existem ainda especiarias de frutos aromáticos da região amazônica, pelo Nordeste e Cerrado brasileiro que fazem parte de uma gastronomia de alto nível para alcançar sabores exóticos e únicos.
Muitas especiarias na confeitaria são estrategicamente usadas para equilibrar o excesso de açúcar e tornar as sobremesas mais agradáveis ao paladar. Já algumas combinações tornam o doce ainda interessante ao acentuar o sabor.
Entre as principais especiarias usadas na confeitaria podemos citar a canela, que reduz o açúcar e vai muito bem com frutas, o anis-estrelado, a noz-moscada, a pimenta-caiena, que é um antialérgico poderoso, cardamomo, cravo-da-índia, entre outros.
Veja mais detalhes a seguir:
A canela é uma das especiarias mais usadas no mundo culinário e tem um lugar especial na confeitaria. Além do sabor marcante e muito gostoso, também é bastante indicada para pessoas com diabetes porque reduz o açúcar no sangue e melhora a forma como a insulina é recebida no corpo. Vai muito bem em bolos, biscoitos, tortas e sucos incrementados.
A Noz-moscada é uma especiaria que tem diversos benefícios para a saúde e também está na lista entre as mais usadas para equilibrar sabores na confeitaria. Tem efeito detox e auxilia na saúde do cérebro. Harmoniza com perfeição em biscoito, bolos e no sabor do cappuccino mais incrementado. Sem contar a famosa cuca de maçã ou de banana.
Curiosamente, o cravo-da-índia é um excelente remédio para dor de dente e melhora a cicatrização de feridas. Na confeitaria, pode ser harmonizado perfeitamente com a canela para sabores surpreendentes em doces com frutas, bolos, tortas, biscoitos salgados, no pão de mel, muffins e receitas que levam maçã e banana.
Extremamente rico em fibras, o Cardamomo é uma especiaria muito conhecida por oferecer uma grande sensação de saciedade ao final da refeição. Sem contar que é uma aliada da boa digestão e contra a dor da gastrite. Traz sabor adocicado, frescor e calor. Por conta disso, vai bem com chás, cafés, bolos de frutas, bolos e pães.
Além de saboroso e refrescante, o gengibre é extremamente saudável. Fica delicioso em mousses, bolos, tortas, cookies e brownies. O biscoito de gengibre, por exemplo, reúne canela e noz-moscada em uma super explosão de sabores e de especiarias interessantes capaz de agradar até aos paladares mais exigentes.
Existem diversos cuidados na hora de usar as especiarias na confeitaria para que realmente os sabores fiquem agradáveis ao paladar. É preciso saber selecioná-las com bastante atenção e entender a quantidade certa nas receitas porque como a maioria adiciona bastante efeito nos doces pode tornar o resultado desequilibrado.
O mais indicado, em uma situação como essa, é não pesar a mão na hora de colocar e sempre considerar as especiarias na confeitaria como toque a mais de sabor. Isso faz com que os ingredientes se complementem.
Vale destacar que ainda que as especiarias sejam consideradas não perecíveis e tenham baixo conteúdo de água em sua composição, a durabilidade pode ser reduzida quando armazenada de forma inadequada.
Elas podem durar até um ano, mas vão perdendo aos poucos suas propriedades. Diante disso, não vale a pena comprar em alta quantidade para armazenar. O segredo é mantê-las inteiras, processadas, em vidros ou potes plásticos bem fechados. Guarde dentro de armários longe da luz direta do sol.
Mantenha-as inteiras, processadas ou em forma de massalas (mistura a gosto de temperos da culinária indiana), em vidros ou potes de plástico bem fechados. Guarde preferencialmente dentro do armário, pois a luz do sol acelera a perda de propriedades.
Em algumas sobremesas conseguimos notar um toque sofisticado com um paladar levemente perfumado.O segredo, aqui, está justamente no uso de especiarias na confeitaria combinadas com sabores clássicos. São combinações criativas que trazem novos sentidos aos doces e despertam muita curiosidade, confira:
Realmente, existem muitas possibilidades de usar especiarias na confeitaria, cozinhar com mais criatividade e descobrir novos sabores. Como são sabores mais acentuados, é muito importante experimentar e não ter medo de errar na hora de fazer as combinações. Pense em harmonizações que podem equilibrar bem em relação aos doces e vá também um pouco pela intuição. Afinal, após acompanhar receitas já consagradas e sabores prestigiados, o mundo das especiarias, certamente, ainda tem muitas novidades para serem descobertas.Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre o pistache e como ele se tornou a febre do momento na confeitaria.