Um doce muito amado pelos brasileiros, extremamente delicioso e fácil de ser feito. Mas, ao longo dos anos, nosso delicioso brigadeiro teve algumas alterações na receita, sendo assim, temos dois tipos de brigadeiros que são os queridinhos da confeitaria. Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um deles?
Antes de sabermos as diferenças dos dois tipos de brigadeiro, é importante saber um pouco sobre a história desse doce. Nosso querido docinho foi inventado aqui no Brasil, acredita-se que o doce já existia há um tempo com o nome de negrinho, mas foi em 1945 que teve seu nome trocado e adquiriu ainda mais popularidade.
O nome faz uma associação a um dos candidatos à presidência do Brasil em 1945, Eduardo Gomes, que era brigadeiro da Força Aérea e depois se candidatou para Presidente da República. Nessa época de guerra, muitas mulheres começaram a fazer doces para vender e obter fundos para ajudar na campanha política de Eduardo. Foi então que o doce começou a ser chamado de “docinho do Brigadeiro”.
No entanto, a receita que conhecemos hoje não é a inicial. Originalmente, o brigadeiro era feito de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate. Porém, não era tão fácil comprar leite fresco e açúcar naquela época, portanto a ideia de misturar leite condensado e chocolate tornou-se uma ótima combinação. Além disso, teve o uso do granulado para enfeitar o doce, mas a ideia foi tão bem aceita, que hoje é um componente muito importante na produção dos brigadeiros.
Mesmo sendo a mais simples, é a receita clássica que agrada a todos. Feito com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e finalizado com granulado tradicional, esse doce, como dito, é o clássico da confeitaria brasileira, portanto, sempre será bem recebido aonde quer que vá.
Entretanto, ao longo dos anos, a receita passou por algumas modificações e implementações. Como por exemplo o uso de creme de leite e de novos confeitos para dar uma incrementada no docinho. Assim, temos o que conhecemos hoje como brigadeiro gourmet.
O brigadeiro gourmet nada mais é do que tudo o que foge do convencional, ou seja, quando você coloca uma pasta saborizante ou uma essência na massa do brigadeiro e finaliza com um amendoim ou com confetes, por exemplo, se tem um brigadeiro gourmet. Você pode fazer sabores como, pistache, maracujá, paçoca, entre outros, e finalizá-los com confeitos mais sofisticados, exceto com o granulado tradicional.
Claro que cada confeiteira e confeiteiro tem o seu próprio jeito de fazer um brigadeiro gourmet, o importante é lembrar que o gourmet nada mais é do que a implementação de novos sabores e confeitos, para deixar o seu docinho com um ar mais sofisticado.
Veja também: DICAS PARA PRODUÇÕES DE BRIGADEIROS
Agora que você já sabe a diferença entre um brigadeiro tradicional e gourmet, que tal colocar a mão na massa e preparar esses dois deliciosos doces e vender muito? Separamos uma receita de brigadeiro tradicional e uma de brigadeiro gourmet banoffee. Confira!
INGREDIENTES
Massa:
Finalização:
PREPARO
Massa:
Finalização:
INGREDIENTES
Massa:
Finalização:
PREPARO
Massa:
Finalização:
Veja a live completa aqui!
Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!