Enquanto os sabores e a criatividade andam de mãos dadas na confeitaria, a competitividade só aumenta! Quem quer se destacar nesse mercado açucarado precisa se atentar às estratégias de marketing para atrair a atenção dos consumidores.
Fotos bem tiradas dos doces, daquelas que deixam qualquer um com água na boca, são fundamentais, mas é importante fazer mais do que isso. Neste artigo, você vai conferir cinco dicas de como acertar no marketing para confeitaria, impulsionar seu negócio e vender mais. Confira:
A base para a definição de todas as estratégias de marketing de um negócio, qualquer que seja, é a definição do público-alvo. Sim: você quer vender doces. Mas para quem? Existe uma grande diferença entre quem quer se especializar, por exemplo, em eventos maiores sob demanda, e quem prefere vender unidades de sobremesas, no dia-a-dia.
Definir para quem você quer vender é essencial, porque acertar no marketing para confeitaria depende de conseguir alcançar exatamente essas pessoas.
Sabendo quem é o seu público-alvo, é preciso então descobrir como se comunicar com ele. Entender sua linguagem e os canais de comunicação que ele utiliza é essencial, mas a primeira estratégia nesse sentido certamente está nas redes sociais.
É inegável o quanto a confeitaria é um ramo muito visual, afinal, come-se com os olhos e um dos grandes gatilhos para a conquista de clientes na venda de doces são as imagens. Quem é que vê a foto de um belíssimo bolo de crepe e não fica morrendo de vontade?
Por isso, redes sociais são o lugar perfeito para compartilhar suas produções. É importante lembrar que, atualmente, o Instagram está privilegiando a distribuição dos pequenos vídeos, chamados de reels (seguindo os passos do TikTok, seu maior concorrente). Dessa forma, vale a pena aprender truques de como criá-los, para ter a chance de ser visualizado por ainda mais pessoas.
Mas, antes disso, estruture muito bem o seu perfil! Ele precisa ter a cara do seu negócio e entregar, na bio, todas as informações importantes. Lembre-se: quem quer vender, deve facilitar a vida do cliente.
Vamos falar a verdade: imagine-se como um possível cliente, interessado em encomendar uma sobremesa. Ao buscar opções na internet, você vai esbarrar com fotos de diferentes qualidades, e vai apostar em qual?
Como foi dito mais acima, a vontade de comer é despertada pela visão e, portanto, aqui vale a máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras. Por isso, é muito importante para o seu negócio na confeitaria que você tenha boas imagens dos produtos.
Se a verba para o marketing for alta, é possível pensar em contratar um fotógrafo profissional para uma sessão — mas, nesse caso, o ideal seria preparar diversos produtos antecipadamente, para aproveitar.
Outra boa opção é investir em uma câmera boa (e, atualmente, grande parte dos smartphones já dão conta desse serviço!) e fazer um curso rápido de fotografia para aprender as principais técnicas e arrasar nas suas fotos.
O alcance orgânico é importante, mas as campanhas de mídia paga fazem muita diferença. Conseguindo selecionar o público certo na sua região de atendimento, você consegue direcionar sua propaganda exatamente para quem deveria.
Atualmente, as próprias redes sociais contam com ferramentas para esse tipo de mídia, que não são tão complicadas de utilizar. Em caso de dúvidas, você também pode contar com profissionais de marketing digital que atuam especificamente em tráfego pago.
5. Desenvolva programas de fidelidade e indicação
O relacionamento com o cliente é uma parte essencial do marketing para confeitaria, e as pessoas gostam de se sentir beneficiadas de alguma forma. Por isso, desenvolver programas de fidelidade é uma ótima estratégia, já que você incentiva o cliente a consumir mais enquanto o recompensa pela assiduidade.
Planejar esse tipo de programa não é muito difícil, basta um sistema simples de acúmulo de pontos ou mesmo de carimbos, que rendam um determinado prêmio no final. Por exemplo: a cada 5 bolos encomendados, o cliente ganha uma caixinha com 4 docinhos — vai depender, é claro, do seu tipo de produto, mas a ideia é mais ou menos essa.
Além disso, não se esqueça de que, por mais que a tecnologia tenha evoluído muito e as ferramentas disponíveis na internet tenham sofisticado a forma de fazer marketing, é inegável o quanto o boca-a-boca (inclusive na própria internet) ainda tem um enorme impacto.
Sendo assim, pense também na possibilidade de desenvolver programas voltados para a recomendação, que incentivem os clientes a indicarem os seus serviços para os amigos e familiares.
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