;
Originalmente, buttercream (em francês: crème au beurre) foi criado pelo parisiense, Quillet. Vem da família de coberturas e recheios feitos com manteiga aerada, ovos e outros ingredientes. No entanto, existem algumas variações dessa receita, que é usada em diversos preparos como cupcakes, bolos em geral, tortas e outros.
Veja um pouco mais sobre buttercream no texto a seguir, aprenda sobre essa maravilha e saiba como e dicas para usar!
;
Existem seis principais tipos de buttercream, alemão, americano, ermine, francês, italiano e suíço. Vamos falar um pouco de cada um deles e suas diferenças.
;
;
Essa versão possui uma coloração mais amarelada, com uma textura leve, cremosa e um sabor sutilmente adocicado. Para o seu preparo, é necessário creme de confeiteiro, ovos, açúcar e amido de milho. Após o resfriamento do creme, são adicionadas a manteiga e a baunilha.
O buttercream alemão é perfeito para lugares mais quentes, pois ele resiste bem a temperaturas mais elevadas.
;
É feito com açúcar, manteiga, creme de leite ou leite e gotas de baunilha. Além de possuir uma cor amarelada, também é mais firme, o que torna o trabalho de pintura mais fácil, mas é difícil de usar para espatular em bolos. Esse creme possui um sabor mais doce e amanteigado, não necessita de cozimento, mas não resiste bem em climas quentes, por causa do alto teor de manteiga.
;
;
De coloração marfim, o buttercream ermine é feito com uma espécie de mingau de leite, farinha de trigo e açúcar. Todos os ingredientes são cozidos até ficar com uma consistência espessa. Após esfriar, é batido com manteiga e baunilha, assim, formando uma textura cremosa, com sabor adocicado, sutil e levemente amanteigado.
Além de resistir muito bem a climas quentes, essa cobertura é usada originalmente no famoso bolo Red Velvet.
;
Com uma textura suave, aveludada e um sabor adocicado e suave, nesse tipo de buttercream vai gema de ovo ou ovos inteiros, manteiga e açúcar. Todos os ingredientes são aquecidos, para criar uma cobertura cremosa e consistente. No entanto, por possuir um teor maior de gordura, por conta das gemas do ovo, esse tipo de creme não se dá muito bem com lugares quentes.
;
;
O buttercream italiano é mais resistente a temperaturas quentes e é um pouco mais fácil de ser preparado, quando comparado ao buttercream francês. Para o seu preparo, é necessário bater as claras dos ovos até formar ponto de pico mole, logo depois é adicionado uma calda de açúcar e batido até formar picos duros. Recomenda-se que espere o esfriamento parcial da mistura para depois colocar a manteiga e a baunilha.
;
Já no buttercream suíço, é usado apenas as claras dos ovos e açúcar. Os dois são aquecidos em banho maria, até o açúcar se dissolver, depois batidos e criar um merengue. Logo em seguida adiciona-se a manteiga e a baunilha, assim, obtém-se um creme suave tanto na textura quanto no sabor e de fácil manuseio.
Esta cobertura é um pouco mais fácil de se preparar, pois não é necessário fazer uma calda de açúcar. Além disso, o buttercream suíço é mais prático para usar com um bico de confeiteiro e resiste bem a temperaturas quentes.
;
;
Sim, você pode congelar o seu buttercream, seja ela qual for, por aproximadamente 2 meses. Para utilizar novamente, é só descongelar e bater com a pá ou deixá-lo na geladeira por duas semanas, depois em temperatura ambiente e bater rapidamente com a pá, assim ele voltará a ter a textura original e estará pronto para ser utilizado.
Caso não queira congelar, o seu creme de manteiga pode durar até 3 dias fora da geladeira.
;
Para adicionar corantes no seu creme de manteiga, o mais recomendado são os corantes em pó hidrossolúveis ou os corantes em gel. Mas, para que não haja uma mudança de textura na sua mistura, é legal fazer uma combinação desses dois tipos de corantes e assim obter a cor e a textura ideal.
;
Veja mais em: Como usar corantes de forma correta
;
Quando isso acontece e você não consegue manusear seu creme, provavelmente é porque houve um excesso de açúcar ou mudança de temperatura. Mas para salvar seu buttercream, você pode tentar diluir com leite, colocando aos poucos na mistura e ir batendo até ele voltar a textura original.
;
Veja também: Tudo que você precisa saber sobre saco de confeitar
;
Agora que você já conhece os principais tipos de buttercream, que tal preparálos e descobrir qual é o seu preferido? Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando aqui no nosso blog para mais dicas e receitas deliciosas. Lembre-se que temos lives e dicas incríveis todos os dias na nossa página do Instagram e no Facebook. Então corre lá e comece a nos seguir para não perder nadinha!