- Data: 12 de julho de 2012
-
Comentários (41)
- Categoria: Ideias
O ISOMALT ou PATIS OMALT é basicamente um “caramelo” sem açúcar. Ele pode ser usado para substituir o açúcar na elaboração de decorações vítreas. Inclusive pode ser consumidos por Diabéticos!
Ele é um açúcar modificado obtido por processos químicos e enzimáticos a partir do açúcar normal (sacarose de beterraba). É um produto inodoro com sabor adocicado. As Criações com isomalte não ficam “pegajosas” e são muito mais estáveis. Não estraga os dentes porque os microrganismos não o degradam. Não carameliza.
São muito comuns em Confeitarias finas por produzir caramelos mais estáveis, duros e incolores (podendo, no entanto, serem coloridos com corantes próprios para açúcar). É possível produzir por meio de várias técnicas desde “corais”, “meteoritos” com recheios líquidos ou autênticas obras de arte!
Faça Esculturas comestíveis para decorar seus Bolos!
De um toque final na sua sobremesa!
Pode ser utilizado em moldes de silicone para fazer pequenas peças!
Utilize corantes e faça o que sua criatividade permitir!
Crie verdadeiras Obras de Arte nos seus doces!
Como Utilizar o ISOMALT???
Uso do Isomalt mais fácil: entre 2 Silpats, espalhar o Isomalt e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até derreter (cerca de 10 minutos). Esperar esfriar e utilizar como decoração. (essa técnica fica com as famosas “bolhas” no Isomalt)
Uso em esculturas: em uma panela, derreter o Isomalt com o corante (opcional) e deixar esfriar até o ponto dele estar em estado mais pastoso. Moldar como preferir. CUIDADO para não se queimar!
Uso para Praliné: derreter 200g de Isomalt com 200g de açúcar refinado até que fique com cor de caramelo. Adicionar 100g de xerém de caju e deixar resfriar sobre uma pedra untada ou sobre um silpat. Quebrar em pequenos pedaços e usar como um crocante. Esse método faz o caramelo durar mais tempo que o crocante tradicional.
Uso para caramelar docinhos: derreter o Isomalt e utilizar como uma calda tradicional. Ele não pega cor, então o docinho fica com aspecto vidrado” e não caramelado.
Uso para “ninho de decoração”: derreter o Isomalt (colorir se quiser) e, com a ajuda de uma colher, verter ele ainda quente sobre uma tigela com água bem gelada. Ao tirar, fica com aspecto de um “ninho”.
Dicas de como utilizar por: Chef Cesar Yukio
Fonte das Imagens: Google
41 Comentários